Carta de outubro: Aumentando seu volume interior
Deixando de ser adaptativo através de viajar de forma consciente e se divertir
*Decidi escrever uma carta em português e uma carta em inglês. Por isso você receberá dois e-mails.
Imagine que você tem duas fitas presas ao peito. Uma fita está ligada aos impulsos que vêm de dentro do seu ser, é a voz que sussurra para você com quem falar, onde virar na rua, o seu próximo passo, a intuição que vem da sabedoria da sua alma. O outro volume está ligado a impulsos externos, às ideias de outras pessoas, a circunstâncias externas a você. Aprendemos a depender do Google Maps. Perdemos a inteligência para navegar com a nossa coragem.
A maioria de nós criou o mecanismo de adaptação para sobreviver no patriarcado. Aumentamos o volume externo ao máximo para podermos reagir antes que algo pior aconteça, sabemos o que a outra pessoa quer antes mesmo dela saber, podemos atender às suas expectativas e manter tudo em harmonia e paz. Coletamos ideias e informações de todos os lugares o mais rápido que podemos, verificando constantemente o próximo vídeo, a próxima postagem, a próxima mensagem.
A cultura moderna nos ensinou a absorver informação e criação como esponjas. Apenas para repetir e inovar as criações, as histórias que para começar nunca foram nossas. Não aprendemos a estar em nossa própria fonte. Confiar e contar com nossos corpos e nossos recursos. Em vez disso, espera-se que entreguemos o nosso poder ao exterior.
Estou explorando e experimentando mudar o foco: em vez de ir de fora para dentro - trazendo coisas de fora, consumindo, obtendo, extraindo - indo de dentro para fora - buscando de dentro e trazendo para fora. Trata-se de aumentar o volume interno.
Sendo nômade e viajando no último mês para lugares onde a cultura local é completamente diferente de onde nasci e cresci (Brasil), tem sido uma experiência poderosa para aumentar meu volume interior. Isso acontece porque quando você está na sua cultura de nascimento, ou perto da sua cultura de nascimento, é tão fácil conhecer as expectativas, as suposições, como as coisas funcionam, o volume de fora, então inconscientemente vai ao máximo. Quando você se afasta da sua cultura de nascimento, você cria uma lacuna, há mais espaço. Você tem a chance de aumentar seu volume interno.
Estou andando pela pequena vila e nem sei como dizer olá ou obrigado, isso me colocou em um grande estado líquido de desapego de todas as identidades e conhecimentos.
Agora que estou viajando sozinho, a pergunta “O que eu quero?” me bate todos os dias, a cada momento. O que eu quero quando não estou sujeito à ideia de filha perfeita do meu pai? Se não estou sujeito à universidade e ao exame. Quando não estou sujeito ao meu parceiro me dizer o próximo filme que vamos ver e o próximo lugar que vamos. Quando não estou sujeito à minha mãe tentando me salvar. Se não tenho consideração, nem vozes externas, nem pressão, nem possibilidades e ideias, nem feedbacks e perguntas, qual é a vocação?
Bem, estou me preparando para ouvi-lo.
Tenho trabalhado no meu site: criando novas ofertas e serviços, reescrevendo sobre mim e onde estou agora. Fiquei claro sobre as novas coisas que quero servir. Confira aqui.
Financiamento- Aumentando o Volume do Ser, uma experiência sobre Liberdade Radical
Iniciei um projeto de crowdfunding onde vocês poderão me apoiar financeiramente nesta aventura e também receber presentes do meu coração e do meu ser. Clique aqui para saber mais.
Fiquei mais claro no último mês que minha pesquisa agora é sobre aumentar o volume do meu ser e dar espaço para experiências e gostos e expressões e impulsos que estavam sussurrando para mim que eu nem conseguia ouvir porque tinha o volume aumentou totalmente do lado de fora.
Há uma ligação mensal onde compartilharei minhas descobertas, experimentos e pesquisas sobre o assunto. Entre em contato comigo se estiver interessado em ingressar.
Videos
Escritas e Artigos
A saída para prisão de ser "Boa" em alguma coisa - Liberdade radical
Desbloqueie sua Energia para Criação
Comecei a escrever o meu plano sobre o que farei quando tiver 100 milhões de euros. É um trabalho em progresso. Aqui está o link do arquivo no qual estou trabalhando se você quiser saber mais sobre o que me interessa e quais são meus valores.
Próximos eventos
(Evento em Inglês)- Seus Princípios Brilhantes estão com você desde que você nasceu. Você pode torná-los conscientes e optar por torná-los o centro de sua vida. Então 'sua' vida não pertence mais a você.
Às vezes pensamos que o que temos que fazer é diferente do que deveríamos fazer, que é diferente do que realmente queremos fazer. Na verdade, essas três coisas são iguais. Isso fica claro quando você destila os Princípios Brilhantes da sua vida.
Quando você se separa do que realmente importa para você e escreve em um pedaço de papel, o que você vê é o seu destino.
(Evento em Inglês)- Abrir espaço para ouvir a genialidade das crianças é abrir espaço para ouvir a nossa própria genialidade. Abrir a porta à genialidade é abrir a porta à nossa loucura, à nossa loucura absoluta, ao nosso caos, à nossa não-linearidade, à nossa irracionalidade.
Como pais que crescem na era moderna, não aprendemos habilidades para apoiar esta parte de nós, muito menos os nossos filhos. Pelo contrário, aprendemos a domesticar, a podar, a castrar, a colocar cadeiras, a ‘educar’.
O objetivo desta sala é praticar a capacidade de invocar e ouvir a genialidade que existe nas crianças.
(Evento em Inglês)- Será um espaço de 3 horas dedicado exclusivamente à escrita. Você pode trazer o livro que deseja começar ou já começou, seu site, um artigo, uma oferta de seu próximo treinamento, uma carta de amor para trabalhar.
Trarei exercícios e experimentos para ajudá-lo a deixar a escrita fluir do seu ser, dos seus sentimentos e dos seus princípios brilhantes. Também farei perguntas para abrir portas para sua escrita autêntica.
(Em Inglês)-ESPAÇONAVE DE ESCRITA: Todas as sextas-feiras nos encontramos online para escrever a sós. O objetivo é ter um espaço dedicado para colocar em palavras o que o seu ser tem a dizer. Pode ser um livro, um artigo, uma carta de amor, um poema, o seu site.
Começa em 22 de dezembro, das 20h às 21h CET e das 8h às 9h NZ. Sem registro, baseado em doação.
*Como estou viajando e meu fuso horário muda constantemente, isso pode mudar.
Para entrar no grupo e ter o link do zoom, clique aqui.
(Em Inglês)- ESPAÇONAVE DA LEITURA: Todas as quintas-feiras nos encontramos online para ler e estudar um livro juntos. vou começar com “Of Water and Spirit: Ritual, Magic, and Initiation in the Life of an African Shaman (Compass).”
O objetivo deste espaço é aprofundar um livro, lê-lo e estudá-lo juntos. Descubra uma nova maneira de nutrir nossos corpos mentais enquanto estamos conectados com nossos outros corpos.
Começa em 4 de janeiro, das 20h às 21h CET e das 8h às 9h NZ. Sem registro, baseado em doação.
Estou iniciando um espaço gratuito, encontro semanal para falar sobre ser nômade e viajar.
Entre no grupo e tenha o link do zoom, clique aqui.
Recomendações
Making Love: Sexual Love the Divine Way, by Barry Long. Este livro me trouxe novos insights sobre amor e sexualidade, coisas que não aprendi na escola. É um livro para ler mais de uma vez, não porque seja difícil, mas porque existem distinções fundamentais sobre a dinâmica sexual entre homens e mulheres. Mesmo sendo escrito por um homem, aprecio a perspectiva que ele trouxe sobre o demo nas mulheres e como nos vingamos do patriarcado bloqueando quem somos: o amor. Eu recomendo.
From the goodness: Este documentário quebra os tabus do matriarcado e que é um mito que no matriarcado as mulheres estivessem “no poder”. Esta é uma visão criada por arqueólogos patriarcais. As culturas matriarcais tratavam da harmonia com a terra e não existiam armas porque não eram necessárias.
O propósito de não conhecer as culturas matriarcais no mundo internacionalmente é fazer com que todos pensem que só o patriarcado sempre existiu e é a única possibilidade. Estou estremecendo com a precisão e clareza que este documento traz para a cultura da divindade e como o patriarcado ocorre e como as culturas são criadas.
É um documentário independente feito por mulheres. Para conhecer este projeto, este é o seu website.
Filme Captain Fantastic: Nas florestas do estado de Washington, um pai cria os seus seis filhos longe da cultura moderna. Forçado a abandonar o seu isolamento, ele leva a sua família para o mundo, desafiando a sua ideia do que significa ser pai e criar uma vida regenerativa. O que adoro neste filme é a beleza e a coragem em criar e viver do jeito que seu coração deseja, é um exemplo de como construir sua cultura. O que odeio neste filme é como eles romantizam a pressão e negam os sentimentos. Assisti pela 4ª vez esse mês. É um dos meus filmes favoritos.
Conheci uma mulher aqui em Bali, no hostel onde estou hospedado, o nome dela é Ambar. Ela mora na China e estava passando férias aqui. Conversei com ela sobre ser mulher no patriarcado e como é na China. Ela me mostrou um documentário sobre as três mulheres Mosuo, uma aldeia patriarcal na China que ainda existe. Clique aqui para assitir.
Have Fun. Love, Gabriela